5 de out de 2012

Lâminas para Pesca, Atividades no Mato e Sobrevivência


Um dos itens importantíssimos seja na Pesca e sobretudo no Mato é uma boa lâmina, é ela que vai ajudar nas atividades que vão desde os processos mais simples como cortar uma linha ou uma corda, preparo de iscas e alimentos ou mesmo entalhes, construção de abrigos enfim.

Esta matéria busca esclarecer vários aspectos sobre as lâminas sobre o aço, perfil de corte, e tipos de lâminas para diferentes atividades.

Tipo de Aço:

Basicamente podemos destacar dois tipos de Aço o Inox e o Carbono:

Aço Inox

O Aço Inoxidável, ou simplesmente Aço Inox é uma liga de ferro e crómio, podendo conter também em sua composição outros materiais como níquel, molibdénio e outros elementos, os quais apresentam propriedades físico-químicas diferentes a dos aços comuns, sendo a sua principal característica a alta resistência à oxidação atmosférica.

Estes elementos que compõem a liga, em particular o crómio, conferem excelente resistência à corrosão quando comparados com os aços carbono. O aço inox na realidade é oxidáveis. o fato é que o crómio presente na liga oxida-se em contacto com o oxigênio do ar, formando uma película, muito fina e estável, de óxido de crómio - Cr2O3 - que se forma no superfície exposta ao meio. Denominada de camada passiva e tem como função proteger a superfície do aço contra processos corrosivos.

Aço Carbono

O Aço Carbono por sua vez é uma liga metálica formada essencialmente pelo ferro e carbono, com percentagens de carbono variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do conhecido ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono com teor  entre 2,11% e 6,67% de carbono.

 Uma diferença fundamental entre o aço carbono e o ferro fundido é que o aço, pela sua ductibilidade, é facilmente deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que o ferro fundido é muito frágil.


Qual Aço escolher para a Lâmina ?

Existe uma falsa ideologia que ronda vários locais sobretudo a internet que para utilizar no mato o carbono é melhor do que o inox, este é o tipo de coisa inventada pelos chamados especialistas de teclado, os quais publicam coisas sem ter experiência pratica.

O fato é cada aço tem a sua vantagem e desvantagem e a escolha depende do que o utilizador esta buscando em sua lâmina. De forma resumida podemos caracterizar da seguinte forma:


Aço Inox - Resistência a Oxidação e consequentemente a corrosão então não demanda grandes cuidados com a lâmina, retém o fio por maior tempo porém é mais complicado para afiar quando não temos bons recursos em mão. Sendo assim para longas estadias no mato pode não ser interessante a escolha devido aos recursos disponíveis, porém para curtas estadias ou para quem procura uma lâmina que não precisa de grandes cuidados é uma boa opção


Aço Carbono - Este aço demanda cuidados com a lâmina, como por exemplo sempre após sua utilização realizar a sua limpeza e proteger com óleo, banha, vaselina etc. Costuma não reter o fio como o inox por outro lado é possível afiar facilmente mesmo com poucos recursos em mão, o que a torna uma boa opção para longas estadias pelo mato, mas não é muito indicada para quem não tem cuidados com as lâminas.



Lembrando que facas de mesmo aço podem ter características diferentes e isso depende do que foi feito no aço.

A exemplo de duas facas carbonos com Rockwell diferentes, o Rockwell é uma escala, que nos diz a dureza do aço da qual a faca é feita.


Perfis de Corte (Grind)

Existe um fato que passa despercebido pela grande maioria das pessoas, o Perfil de Corte da lâmina é importantíssimo pois ele define o tipo de aplicação que a lâmina terá e mais, é ele que define a técnica a ser utilizada para a afiação da lâmina

Abaixo é mostrado alguns dos perfis de corte e descrições a respeito de sua utilização, lembrando que geralmente os perfis são universalmente tratados pelos seus nomes em Inglês

Hollow 

Este perfil é comumente encontrado em facas de cozinha, e mesmo em outras facas, é um dos perfil mais  encontrado devido a facilidade de ser colocado sobre a lâmina com a utilização de maquinas. Ele pode se apresentar de duas formas, totalmente côncavo com o fio ou côncavo e com a ponta em formato triangular onde encontramos o fio da lâmina, conforme mostrado nas imagens abaixo respectivamente.




High Flat e Full Flat

Parecidos entre si, mudando de onde começa a inclinação do corpo da lâmina em relação a seu dorso, basicamente teremos uma inclinação a lateral da lâmina e teremos uma ponta de forma triangulas( em alguns casos a ponta é convexa). É um perfil de corte relativamente comum, resistente a pancada, o que faz da lâmina interessante para serviços brutos. Abaixo é mostrado respectivamente o High e o Full Flat


Chisel

A característica marcante é que a lâmina só tem inclinação em um dos lados o outro é reto, é o perfil da corte das facas japonesas, utilizadas para o preparo do sashimi.


Scandi

A maior característica deste perfil é que a inclinação dos dois lados começam e vão até o fil chegando ao fio da faca, sendo assim ela não tem uma ponta triangular como acontece nas Flat. É uma lâmina relativamente fácil para afiar, porém extremamente frágil a pancadas, fazendo das facas com este perfil, adequadas a trabalhos precisos, entalhes etc.


 Convex

Este perfil de corte caracteriza-se por ser arredondado o que o torna muito resistente a pancadas sendo indicado para trabalho bruto. Entretanto é necessário técnica para afiar este tipo de lâmina, a qual pedras comum não são indicadas, e sim lixas de diversas granulometrias.


 Existem as vezes mesclagem entre os perfis etc, tudo depende da faca, do cuteleiro etc.


A respeito de facas Fulltang e Monobloco


Facas Fulltang ou Monobloco, ambas a mesma coisa, são facas onde a lâmina continua e adentra o cabo da faca até o final.

Uma faca, facão enfim para aguentar pancada além do perfil de corte precisa ser monobloco/fulltang caso contrário fatalmente ela se quebrará durante o trabalho

Faca Fulltang/Monobloco

Várias facas se dizem Fulltang mas na verdade são soltadas e isso faz delas frágeis a pancadas.

É importante entender que cada lâmina foi projetada visando algum serviço em especial, portanto nem todas as lâminas podem levar pancadas, não existe e nunca existiu esta história de querer entortar lâmina, descer pancada em qualquer faca, canivete etc, as lâminas são ferramentas e devem ser usadas de acordo com oque foram projetadas.

Cada lâmina deve ser utilizada de forma adequada, canivetes não foram projetados para receber pancadas para cortar madeira, o mesmo para facas de entalhe, enfim o usuário competente sabe que uma boa faca é aquela que faz bem o trabalho para qual foi projetada, e não aquele que inventa testes de resistência e condições irreais para supostamente testar a faca isso é ignorância.

Abaixo a lista mostra diferentes tipos de lâminas e indicações a respeito de seu uso


Canivete


O canivete ;e utilizado mundo a fora sobretudo pelo fato de ser uma lâmina pequena adequado a trabalhos precisos, entalhes, processamento de isca, alimentos etc. Não foi projetado para receber pancada é lâmina para corte preciso como dito. Existem diversos modelos, entre eles táticos, para atividades no mago, mergulho enfim. Um bom canivete sempre é uma boa escolha nos equipamento.

Faca
 Faca em Aço Damasco

A faca é sempre um destaque, pois existe em diversos tamanhos e formatos, sendo confeccionada sobre tudo as custom, de forma a satisfazer todas as necessidades do usuário. Existem as Fulltangs/Monobloco e as que não são cada uma é voltada a algum tipo de aplicação, fato é que uma faca destinada a sobrevivência  para receber pancada tem que ser monobloco, caso contrário deixará o usuário "na mão", porém existem facas para entalhes, cortes precisos, preparo de iscas, alimentos enfim, deve ser escolhida de acordo com a necessidade daquele que a usa

Facão


O facão é uma das lâminas mais utilizadas no Brasil, pois se adapta muito bem a muitas das situações aqui encontradas. A vantagem é que pode ser encontrado em diversos tamanhos satisfazendo a necessidade de cada um. É importante ressaltar que em muitas situações ele deve ser escolhido em tamanhos maiores, visando segurança contra cobras durante uma eventual abertura de caminho pelo mato. Existem facões tanto de aço carbono como de inox, sendo os de carbono os mais utilizados.
No mais é uma lâmina muito forte, podendo sofrer pancadas sem grandes problemas, processando madeira muito bem, porém devido a seu tamanho se torna desajeitada para trabalhos precisos


Foice



A foice provavelmente é uma das lâminas menos difundidas, até por que geralmente as pessoas confundem este tipo com lâmina conhecida como ronca. Além do mais a maioria não sabe que existe versões pequenas e compactas. A foice é interessante para quem pesca e muitas vezes precisa abrir buracos na vegetação aquática, esta lâmina permite isso. Também é possível processar madeira com ela, mas devido a seu formato não permite adequadamente trabalhos precisos.

Machado





Dentre as lâminas o machado é sem dúvida o mais robusto, destinado ao trabalho pesado. Ele é a escolha perfeita quando precisamos processar madeira, grandes troncos. Tem grande poder de impacto também é encontrado em diversos tamanhos.
O único pesar é que sendo uma lâmina robusta também é pesada sobretudo em suas versões maiores, o que traz um ganho de peso elevado para aquele que o carrega, sobretudo se estiver sozinho. Então a sua escolha deve ser bem pensada e ponderada se é adequado a situação

Acompanhem também este vídeo que faz um apanhado geral sobre as lâminas




7 comentários:

  1. Excelente artigo, muito bom.
    Apenas na parte que explica a dureza das lâminas esta errado. Quanto maior o numero, mais dura e melhor retem o fio.
    Um abraço e parabéns, o site está ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa meu amigo agradecemos e muito sua participação e ficamos feliz que esta gostando.

      Um grande Abraço

      Att. Diego

      Excluir
  2. Belo artigo Diego, no final não resta duvidas quanto as particularidades de laminas e aço, deixando aos leitores o desafio de escolher a sua para cada tipo de atividade! Parabéns! Abs

    Marcus Delacqua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcão.

      Exatamente cabe ao usuário escolher a lâmina de acordo com sua necessidade.

      Grande Abraço

      Excluir
  3. olá Diego, parabéns pelo artigo. poderia enriquece-lo um pouco mais com praticas para afiar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo como está.

      A respeito de afiar facas eu estou preparando um artigo, junto com um vídeo.

      Quando tiver pronto eu postarei eles.

      Grande Abraço

      Excluir
  4. Bom dia Diego, blz?
    Vc já viu um facão da marca corneta? Compensa comprá-lo? Ou compro um Tramontina mesmo?
    Obrigado!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...