12 de jan de 2012

Pesca com pequenas boias de arremesso


Quando falamos de pesca com boias de arremesso, inicialmente pensamos nos grandes torpedos para  a pesca de grandes redondos, com varas longas para grandes arremessos.

Entretanto as boias de arremessos não são simplesmente os grandes torpedos, mas temos elas em diversos tamanhos como de 10g, 7g, 5g por exemplo o que nos permite uma modalidade de pesca totalmente diferente daquela praticada em busca dos grandes redondos.

Permite praticar a pesca com equipamentos ultra-light e light de diferentes espécies de peixes, o que torna uma pesca muito dinâmica e apesar de parecer simples é de grande tecnicidade.

Neste tipo de pesca ao contrario do que parece não é simplesmente atar um chicote a boia, e fazer seu arremesso, existe diferentes tipos de montagens de chicotes, diferentes tipos de formatos de boias, e muitos segredos.

 A montagem que certamente vem a cabeça é a montagem clássica, composta pela boia de arremesso, e o chicote que é montado com o anzol e pode ou não ter uma boia pequena para regular a altura que a isca permanecerá.

Apesar de ser uma montagem bastante funcional e efetiva ela traz alguns problemas, como por exemplo em caso de chicotes pequenos a necessidade de aumenta-los, sendo o brigado realizar o corte do chicote, para a colocação de um novo o que demanda tempo e perca de linha.

Por isso a principal dica para os chicotes e que recomendo é que estes devem ser amarrados a um snap, o que facilita a troca de chicotes, o que permite também ter uma variedade de chicotes prontos para serem utilizados, assim como na pesca de praia.


Mesmo as boias de arremessos utilizadas para a pesca de pequenas iscas artificiais, podem ser utilizadas nesta pesca, sem problemas algum, e sua forma é bastante aerodinâmica, o que ajuda no arremesso.

Lembrando que o tipo de isca a ser utilizado não se restringe simplesmente ao EVA, cortiças e cia, e sim a qualquer uma necessária para a pesca no local, assim como filé, massas, pedaços de fruta etc. Tudo dependerá da necessidade do local.



 Uma outra montagem que pode ser feita, quando vamos utilizar por exemplo iscas que flutuam é fazer o chicote limpo, sem boia nem nada, simplesmente o anzol com a isca flutuante, que pode ser EVA por exemplo, cortiça entre outras iscas que tem flutuabilidade garantida, a vantagem desta montagem por exemplo ainda mais com um chicote grande é que a isca caíra longe do impacto da boia, o que torna uma apresentação mais suave que pode ser essencial em alguns casos onde os peixes estão mais ariscos, e acreditem por experiência própria isso faz a diferença.


 Outra forma de montagem é onde utilizamos a própria boia de arremesso de forma que possa ser regulada no chicote, com o auxílio de nós de correr, e miçangas, o que nos permite regular a altura do chicote facilmente especialmente se tratando de isca pesadas, o que facilita e muito em trocar iscas flutuantes ou não, onde podemos deixar a boia mais perto ou mais longe da isca, no caso das flutuantes, tornando a apresentação mais suave como já foi descrito acima.



 Uma outra montagem que permite trabalhar com diferentes iscas, é utilizar um chicote composto por pernadas, utilizando rotores, e também a boia de arremesso no próprio chicote como na montagem acima, o que permite procurar a isca e profundidade que o peixe esta atacando.

Detalhe importante, é que se no chicote principal for colocado um anzol a isca nesta pernada deve afundar, por isso pode  ser necessário o uso de chumbada, e mais as pernadas dos rotores devem obrigatoriamente menor que o chicote que sobrou abaixo dela para que elas não se enrolem, entretanto esta montagem tem mesmo este problema que devemos cuidar ao arremessar, para não enrolar durante o arremesso.

Enfim existem diversos tipos de montagens que podem ser feitos para diversos tipos de pesca, o que torna uma técnica muito ampla para diversas situações, e diversos peixes.

Basta escolher e utilizar, os resultados falam por si próprios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...