24 de out de 2011

Piracema 2011/2012


Se procura por informações da piracema período 2012-2013 clique aqui

Esta chegando a época de Defeso ou piracema, época do ano em que a pesca é restringida para a reprodução das espécies de nossos rios. A época de defeso pode1º de novembro deste ano a 29 de fevereiro  de 2012, período conhecido como Defeso ou Piracema, quando as espécies se reproduzem.

A polícia ambiental realizará fiscalizações sistemáticas, visando coibir a pesca ilegal durante a piracema. No período do defeso a pesca profissional e amadora, embarcada ou desembarcada.

O limite de captura e transporte é de cinco quilos de peixes (Exóticos ao local) para os pescadores profissionais e amadores. Para efeitos da fiscalização, o peixe deverá estar inteiro. O pescador profissional terá que apresentar a nota de produtor e o pescador amador, a guia de transporte de origem do pescado emitida pelo órgão estadual. As embarcações não poderão utilizar motor e também ficam proibidas as competições de pesca.

Quem for flagrado infringindo a legislação estará sujeito a penalidade de um a três anos de detenção, multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil e terá os equipamentos, petrechos e pescado apreendidos.

Também é necessário que todos os estabelecimentos que comercializam peixes, inclusive os restaurantes, protocolem junto ao IBAMA a Declaração de Pescado em Estoque até o quinto dia útil do início do defeso.

CATEGORIAS DE PESCADORES:
Profissional: pessoa maior de 18 anos que faz da pesca sua profissão e principal meio de vida.Precisa retirar a Licença de Pesca Profissional ou RGP, encaminhada pelas Colônias de Pescadores e emitida pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Ministério do Meio Ambiente)

Amador: pessoa que pesca por lazer ou para comer um peixe eventualmente. Precisa da Licença de Pesca Amadora, que pode ser obtida no endereço eletrônico: www.mpa.gov.br. Categoria A: pesca desembarcadaCategoria B: pesca embarcadaCategoria C: pesca subaquática

Permanente: Aposentado ou maior de 65 anos pode obter Licença de Pesca Amadora Permanente, gratuita, com validade indeterminada.

PERMITIDO NA PIRACEMA:
Linha de mão ou vara, linha e anzol

PROIBIDO NA PIRACEMA:
Rede, espinhel, molinete e carretilha

Importante, entre em contato com as autoridades locais, para saber qual portaria esta vigorando em seu local de pesca.

13 comentários:

  1. Olá Diego!

    Estou treinando o bait cast e frequentemente vou a Represa Capivari Cachoeira. No caso para praticar o pesce e solte. Minha esposa e alguns amigos gostam de pegar os lambaris apenas com uma vara de carbono. Pelo que entendi, neste caso a pesca de lambaris é permitida. Certo?

    ResponderExcluir
  2. Ola Fábio, a melhor opção que posso indicar a você, como descrito na matéria, é que entre em contato com as autoridades ambientais do local em que mora, e verificar se é possível realizar mesmo este tipo de pescaria. Digo isso pois a portaria da piracema tem variações conforme a região.

    Abçs meu caro, qualquer coisa é só perguntar.

    ResponderExcluir
  3. quero ratificar q quanto ao periodo de defeso vai de 1 de novembro a 29 de fevereiro e não de outubro a janeiro como esta no começo da reportagem, e quanto a pesca é permitida somente em represas e de especies hibridas como tucunaré, corvina, carpa tilapia etc. 5 kg mais um exemplar . Ass; Osvaldo sargento da Policia Ambiental

    ResponderExcluir
  4. apartir de 29/02/2012 pode ta pescano normalmente ou ainda num posso ate mais aguardo resosta ate mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, normalmente a pesca abre dia 1/03 porém isto pode variar de local para local por diferentes motivos.

      Sendo assim o mais adequado é entrar em contato com os responsáveis por esta legislação em sua cidade e confirmar.

      Excluir
  5. vo ta ino pesca dia 3 de março nessa data ja posso fika tranquilo ou nao vou pesca em araminas sp

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    na represa de Emborcação o Defeso é o mesmo das demais regiões, mas quais espécies poderão ser pescado nesta represa, especificamente em Grupiara/MG.

    Abraço
    Prof. José Carlos Lourenço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José tudo bem?

      A pesca é permitida para espécies exóticas a sua região por exemplo a tilápia que é de origem africana.

      Porém deve ter o cuidado que durante a pesca esta sujeito a pegar peixes nativos e isso pode ocasionar problemas se for avistado por policiais. Sendo assim aconselho a entrar em contato com o orgão competente da sua cidade.

      Grande Abraço

      Excluir
  7. SOU MENOR DE 18 ANOS,TENHO UMA VARA COM BULINETE E QUERO SABER SE POSSO USA-LA TRANQUILAMENTE SEM MEDO DE SER APREENDIDA,OU SE PRECISO TIRAR ALGUM TIPO DE CARTEIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos devem ter a carteirinha de Pesca amadora.

      Entretanto você não pode pescar peixes nativo durante a piracema, podendo ter seus equipamentos apreendidos e receber multa

      Excluir
  8. Moro no sul Caxias do sul será que pode pescar pescasub .nas represas de Caxias do sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro, também fica restrito este tipo de pesca durante a piracema

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...