5 de jul de 2011

7º Torjac - Torneio de Pesca em Jacundá

O Torneio de Pesca Esportiva de Jacundá (Torjac) foi lançado em 2005 com a finalidade de incentivar o turismo na região conhecida como Grande Lago, a represa da Hidrelétrica Tucuruí. A região é composta por mais de 2,7 mil ilhas ocupadas por ribeirinhos e moradores da cidade jacundaense, onde a predominância de pescado movimenta a economia local.


O parque aquático é extenso. Para aproveitar esse potencial em favor dos moradores, a Prefeitura de Jacundá realiza o Torjac, que atrai os amantes da pesca esportiva. No torneio, o peixe destaque é o tucunaré – são mais de doze espécies encontradas no lago. E após a pesagem, pose para registro fotográfico, o peixe é devolvido às águas.


A sétima edição do Torneio de Pesca Esportiva de Jacundá (Torjac) tem um novo foco: a valorização dos ribeirinhos, pescadores e moradores da região do Grande Lago. Por determinação do prefeito Dino Altoé, a programação do evento inclui a realização do 1º Festival do Peixe, versão mirim do torneio de pesca e ainda competições esportivas e aquáticas durante os dias 8, 9 e 10 de julho, na comunidade de Porto Novo, a 40 quilômetros da sede do município.


O secretário de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), Cledemilton Araújo, explica que a orientação do prefeito é transformar o torneio em um evento que valorize a população local sem ofuscar o brilho do Torjac, que é tradicional na região. “Diante desse contexto ouvimos os moradores e a programação do torneio ganhou novas atrações, oportunizando também a geração de trabalho e renda para os ribeirinhos”.


Entre as novidades está o primeiro Festival do Peixe. Pelo roteiro programado, é prioridade a participação de famílias das comunidades de Santa Rosa e Porto Novo. Será dez barracas, cada uma com nome de peixe. Nela serão comercializados pratos a base de pescado, priorizando caldeirada, peixe frito e assado. “Vamos garantir que as famílias possam vender refeições durante o torneio, além de elegermos um prato ou a barraca mais ornamentada”.


Paralelo ao Torjac acontece, a exemplo do ano anterior, o Torjac Artesanal, onde os participantes são pescadores e pescadoras. Esse evento, segundo secretário Cledemilton, será realizado em único dia. “E também as crianças e adolescentes, filhos de pescadores, terão seu dia com a realização do Torjac Mirim”.


Durante o torneio de pesca haverá competições aquáticas. As atrações de canoagem de voga, mergulho à distância, nado livre em equipe e apnéia serão realizadas com pescadores e pescadoras. “São atrações que envolvem diretamente a comunidade local, valorizando os conhecimentos locais, por exemplo, o pescador tem prática em mergulho, pois ele precisa tirar as redes de pesca quando elas estão presas a galhos debaixo d’água”.


O Torneio de Pesca Esportiva de Jacundá, que acontece nos dias 8 a 10 de julho deverá reunir cerca de 500 participantes – entre todas as modalidades – em parceria com A Colônia de Pescadores Z-43. O evento terá atrações artísticas: DN Melody e Menina Moleka, além de uma atração de voz e violão.

Fonte - Ascom - PMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...