24 de mai de 2011

Peixes aparecem mortos em São João do Piauí

Vários peixes apareceram mortos na última sexta-feira (20/05) nas margens da Lagoa das Marrecas, no município de São João do Piauí, Sudeste do estado. Geovane, membro do Diretório do MST Estadual, residente no Assentamento Marrecas achou o fato muito estranho e entrou em contato com o IBAMA, já que a lagoa não está com problema no nível d’água.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA do município colheu amostras da água e de peixes mortos para serem analisados nos laboratórios da LACEN e SITOCS em Teresina, mas não há data certa para divulgação do resultado.

Ursulino Almeida, coordenador da ANVISA em São João do Piauí, observou que os peixes vitimados são, em sua maioria, aqueles que vivem no fundo das águas: caris, corros, mandis, além de alguns poucos de superfície. As aves que estão comendo os peixes não estão morrendo, tornando muito difícil a hipótese de envenenamento.

Geovane afirma que a mesma coisa está acontecendo em mais duas lagoas do município e que a mortandade foi maior, até o capim das margens das lagoas também morreu. Todas elas recebem água do mesmo lugar, do Riacho do Brejinho vindo da Lagoa do Projeto Garapa.

A Lagoa da Marrecas que já sofreu por diversas vezes a ação da estiagem, hoje conta com um serviço de abastecimento de água tubulada do Rio Piauí e possui um dique de contenção com sangradouro e comporta para controlar o nível da água.

Fonte - Piauihoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...