13 de abr de 2011

Peixes aparecem mortos às margens do Rio São Francisco na Bahia

O Porto do Boje, nas margens do Rio São Francisco, no município de Casa Nova, no norte da Bahia amanheceu com centenas de peixes mortos, neste domingo (10), segundo pescadores da região.

De acordo com os ribeirinhos, desde sábado (9) que os animais estão aparecendo mortos nas margens do rio. Eles reclamam que nas proximidades do porto é comum encontrar esgoto e fezes de animais criados no local, que escorrem para o rio.

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foram ao local e recolheram algumas amostras da água que serão enviadas para análise em laboratório.

 De acordo com o IBAMA, o resultado vai revelar a verdadeira causa da morte dos peixes e deve sair em no máximo três dias.

Até lá, os fiscais do órgão orientam os ribeirinhos a evitarem pescar em um raio de 200 metros para não haver qualquer tipo de contaminação.
Esta é a segunda vez que peixes aparecem mortos no local. Em 2007, segundo o IBAMA, uma pequena barragem construída pelos pescadores teria impedido a circulação da água. O nível da represa baixou e os peixes morreram por falta de oxigênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...