24 de mar de 2011

Ação unificada apreende 130 caranguejos-uçá

A ação unificada entre fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e agentes da Guarda Civil Municipal, da Polícia Ambiental e da Delegacia de Crimes Ambientais, na manhã desta terça-feira (22), resultou na apreensão de cerca de 130 caranguejos-uçá. A espécie está no período de andada (reprodução) e não pode ser capturada.

Os crustáceos apreendidos são devolvidos ao mangue da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A coordenadora de Fiscalização Ambiental de Vitória, Priscila Ligia Alvarino, informa que já foram apreendidos mais de 460 caranguejos-uçá nas três etapas da andada; Somente nesta segunda-feira (21), foram 21 dúzias.

Priscila explicou que a ação unificada teve o objetivo de punir os catadores que estivessem desrespeitando a legislação. "Alguns catadores estão colocando as crianças para fazerem a cata". Ela ressaltou que, a partir desta terça-feira, a fiscalização contará com uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), pois as ações ilegais estão envolvendo crianças.

Acasalamento
O período da andada é para que o crustáceo possa se acasalar e, nessa época, eles sobem à superfície, ficando mais suscetíveis à cata. A andada dura uma semana, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Neste mês, o período começou no dia 18 e termina nesta quinta-feira (24). A última etapa ocorre em abril, entre os dias 17 a 23.

A fiscalização está sendo feita, diariamente, no mangue de Vitória por barco, além de fiscais a pé pela mata do mangue e, também, pelas ruas com duas viaturas, sendo uma da Semmam e outra da Guarda Civil Municipal. À noite é feita a fiscalização nos bares e restaurantes que comercializam o caranguejo-uçá, mas apenas na primeira semana foi registrada a venda no Mercado da Vila Rubim. Quem for pego capturando ou vendendo o crustáceo receberá uma multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil.

Fonte - ESHoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...