Esta é uma receita oriental, originária do Japão.
O Sashimi com o Sushi são as iguarias mais conhecidas deste país em todo o mundo.
Existe toda uma tradição por trás do sashimi, esta iguaria consiste de peixes e frutos do mar frescos, neste caso quanto mais melhor.
Estes são fatiados em pequenos pedaços e servidos apenas com algum tipo de molho, onde podem ser mergulhados, geralmente este é o shoyu, pasta de wasabi, condimentos como gengibre fresco e também algumas guarnições como shisho e raiz daikon fatiada.
Para cada peixe, fruto do mar o tamanho dos pedaços podem varias.
Este prato em uma refeição formal japonesa segue toda um tradição, não o bastante a própria forma de saborear segue suas tradições.
Para quem se interessa por este tipo de culinária é muito interessante pesquisar sobre o sashimi, as tradições e tudo mais é um assunto bem extenso que nos agrega grande valor cultural.
Dentre os ingredientes "clássicos" que são utilizados no sashimi temos
Salmão (Sake)
Atum ( Maguro)
Atum "gordo" ( Toro)
Olho de Boi ( Hamachi)
Lula ( Ika)
Polvo (Tako)
Fugu ( Uma espécie de baiacu)
Dentre vários outros que também são utilizados, em alguns casos alguns podem ser cozinhas, entretanto a grande maioria são cru.
Uma curiosidade.
Fugu , é uma espécie de baiacu, com o qual também é preparado o sashimi.
Que é venenoso por conter tetradotoxina de onde libera a substância pelo ânus, e pode levar a morte,
Devido a este motivo no Japão, quem prepara o fugu precisa ter uma licença especial do governo e ter capacidade suficiente de analisar se o peixe liberou gases ou defecou, impedindo assim que o prato chegue ao cliente com o veneno.
Como precisa de licença e ainda há o risco de morte é o mais raro e caro sashimi. No vídeo abaixo é mostrado como o fugu é preparado.
Vamos ao preparo do sashimi.
Como já dito existe toda uma tradição, por isso se for comer algo preparado por um chefe japonês é de bom agrado seguir as tradições mostrando respeito pela cultura, porem aqui minha intenção é mostrar como fazer um sashimi.
Aqui no Brasil por exemplo vários são os peixes utilizados em seu preparo, porem a questão não é usar qualquer peixe e sim qual fica bom.
Aqui mostramos fotos e vídeo de como preparar.
O vídeo mostra de forma facilitada o seu preparo.
Acompanhe também as fotos.
Vamos ao preparo do peixe, aqui em nosso país um peixe muito difundido para o preparo do sashimi é a conhecida tilápia ( Repito respeito todas as tradições japonesas, porem aqui vou mostrar algumas coisas que ficaram difundidas).
Prepare os filés do peixe estes devem ter suas peles retiradas ( existem variações no qual a pele fica, mas não entraremos nisso aqui)
Para facilitar a retirada da pele, não gele o peixe nada, assim que for limpo já retire, para isso com uma faca "contorne" todo o peixe cortando a pele.
Depois com um alicate é só ir puxando a pele.
Feito isso, vamos filetar o peixe para retirar o seu filé ( aqui na seção de culinária temos uma matéria sobre como filetar)
Retirado o filé do peixe vamos cortar em pedaços.
Existem diferentes técnicas de corte do filé para diferentes peixes, porem de uma forma geral devemos cortar o filé na diagonal.
Como já dito acima teremos um molho no qual passaremos o peixe, fruto do mar etc.
Para o molho utilizaremos como base o shoyu, misturado com wasabi e se quiser um pouco de gengibre ( os mais puristas conservadores não misturão nada no shoyu ).
Feito isso, é só passar o peixe pelo molho e saborear.
Esta matéria não ficaria completa se eu não falar de uma variação "abrasileirada" do sashimi, esta fica meio uma mistura entre sashimi e ceviche( comida também a base de peixe cru de origem peruana) em algumas casos dependendo do peixe pode ficar melhor que o tradicional sashimi.
Para esta variação vamos utilizar:
Limão
Sal
Gengibre
Shoyu
Cebola
O preparo é simples depois de cortado o filé, distribuímos este sobre uma uma tigela.
Coloque as cebolas por cima.
O molho deve antes ser preparado em um recipiente, misturando o shoyu, limão, colocar o sal e o gengibre que deve estar bem picadinho.
Tudo misturado é só distribuir por cima do peixe/cebola e deixar "curtir" o peixe com a cebola neste molho.
Depois é só saborear.
Para simplificar acompanhe o vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário