22 de jan de 2011

Desvendando os Spinner





Embora os Spinner sejam iscas com formato bem "simples" isso não significa que não dão nenhum resultado.

É comum entre os pescadores menosprezar algumas iscas e idolatrar outras, muitas vezes influenciados pelo tipo de pesca que realizam, ou seja, cada isca apresenta suas características e aplicações distintas, só por que uma isca é "matadeira" para um tipo de peixe A não significa que surtirá efeito para um peixe B

Os spinner são o tipo de isca "injustiçada" muitas vezes o pescador tem elas na caixa, mas nem sempre utiliza, e muitas vezes entre troca de uma isca para outra esta isca se mostra uma grande alternativa no dia garantindo diversos resultados.

Por experiência própria, já passei por dias onde esta foi a única isca que gerou resultados, quem escolhe o que quer comer é o peixe, por isso a necessidade de diferentes iscas na caixa.

Esta isca pode ser utilizada para diferentes peixes, desde pequenos lambaris, tilápias ou como para matrinxãs.

Talvez o ponto mais forte desta isca, seja os grandes resultados que proporciona, com a facilidade de trabalho, sendo inclusive muito bom para quem esta iniciando com as Iscas Artificias.

O sua estrutura é bem simples, consistindo em uma haste de aço, onde teremos a lâmina ( blade) que gira em torno do eixo ( do Inglês -> Spin = girar, daí a origem do nome ), um "corpo" que pode ser metal / esferas metálicas, ou miçangas e por fim a garateias ou anzol.






Um detalhe, na grande maioria dos spinner, temos a lâmina (blade) porem nos chamados micro "spinner" estas são trocadas por uma hélice devido a seu tamanho diminuto( Esta é uma característica dos buzzbait, ter uma hélice ao invés de lâminas(blades) como ocorre nos spinner e spinnerbait)

Abaixo uma comparação entre um spinner normal e um micro.






Um outro detalhe que nem todos levam em consideração é que em alguns Spinner, a garateia já vem com penas atadas ou cerdas, em outros não, atar penas a esta isca a torna mais atrativa aumentando as chances de sucesso.

Abaixo um spinner com cerdas atadas.






Alguns spinner trazem algumas variações, como por exemplo uma isca soft em formato de peixe com garateias, ou no lugar do corpo de metal, um pequeno plug.

Abaixo temos duas variações, uma com a soft, outra com o plug, mas o que caracteriza o spinner é a lâmina que gira em torno do eixo.





Spinner/plug.

Observe que na frente do plug temos a blade característica do Spinner.




Spinner com soft, a garateia deste spinner, traz um trailer, a soft que geralmente é em formato de um pequeno peixe.





A escolha do spinner deve ser de acordo com os peixes a serem pescados, isso quanto ao tamanho.
Quanto a coloração como é uma isca relativamente barata, podemos comprar dois modelos iguais em cores diferentes um de cor clara e outra escura, para utilizar de acordo com a cor da água ou preferência do peixe.

Como já abordado, o seu trabalho não possuí muito segredo é bem simples a maior "sacada" é efetuar uma boa leitura do local de pesca para realizar os lançamentos atrás do peixe alvo.

Dependendo do tamanho da lâmina,do peso do spinner e da velocidade de recolhimento efetuada ele pode trabalhar na subsuperfície, na meia água ou até no fundo´outra vantagem desta isca que consegue cobrir diferentes alturas.

Arremessando a isca, no atingir a água, o pescador decide, onde quer que ela trabalhe, se quiser mias no fundo deixe ela afundar um pouco e trabalhe com recolhimento lento, na´subsuperfíce é necessário um recolhimento mais rápido.

O recolhimento pode ser contínuo que é o clássico.

Um mais "elaborado" e  o recolhimento com pequenas paradas que é um trabalho muito bom com várias iscas, ainda mais nos dias que os peixes estão mais manhosos.

Ter estas iscas em sua caixa de pesca é quase que uma obrigação, quem usa recomenda e quem nunca usou é uma boa chance de começar.

Um comentário:

  1. meu amigo qro uma orientação de como fazer um spinner caseiro vc sabe como?tem as medidas ? do q é feito o sistema de giro? e as laminas como posso fazer?
    grato! mande para crrmoccelin@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...