13 de dez de 2010

Molinetes Long Cast



Em muitas situações de pesca, grandes arremessos são mais do que fundamentais para se obter bons resultados.

Um exemplo disso é na pesca de praia, onde muitas vezes o pescador precisa de materiais e técnicas adequadas para se obter grandes distâncias.

Os molinetes long cast, possuem algumas características diferentes dos molinetes convencionais, e são estas características diferentes que dão a eles esta vantagem para grandes distâncias em arremessos.

Observe dois molinetes um long cast a esquerda e outro comum a direita.





O que fica mais evidente é o carretel e de fato ele influencia fortemente a distâncias dos arremessos.

O carretel de um molinete comum é baixo e fundo, enquanto o de um long cast é alto e raso, alguns ainda são cônicos.

Nos molinetes comum, este carretel mais baixo e fundo proporciona muito mais atrito da linha com as bordas, dificultando sua saída,  consequentemente ocasionando perca na distância de arremesso.

Enquanto em um long cast, como é mais alto ele tem a capacidade de acomodar grande quantidade de linha "por camada", sendo assim quando temos a saída de linha no arremesso, temos sua saída facilitada e o atrito com as bordas é muito reduzido, proporcionando arremessos mais longos.

Também tem um excelente embobinamento da linha, o que ajuda também a saída da linha na hora do arremesso, diminuindo atritos.


A utilização de molinetes long cast com caniços de grande comprimento com a técnica correta de arremesso é certeza de grandes distâncias.

A escolha de um bom equipamento e adequado ao tipo de pesca a ser praticado é fundamental, claro que isso não esta relacionado a preço, mas sim a escolha correta.

Porém cuidado, eles podem ser mais pesados do que os convencionais, devido ao que são destinados sendo assim como  qualquer outro equipamento é necessário analisar qual se torna o mais indicado as aplicações que será submetido, qual conjunto será formado, para se obter o máximo rendimento do equipamento.

Sem dúvida estes molinetes são fundamentais ao pescador que pratica o sufing cast, e que esta a procura de bons resultados.

3 comentários:

  1. Prezados,

    Excelente informação sobre o molinete Long Cast, mas no uso desse tipo de equipamento, quais as dimensões ideais da vara a acomplar, bem como o tipo de linha e chumbada?

    Abraços
    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Ola Roberto.

    Via de regra são molinetes utilizados na pesca de praia, visando grandes distâncias de arremesso, usando varas de 4m ou mais.

    Na verdade os chumbos e linhas também variam muito e dependem fortemente da técnica que será empregada.

    ResponderExcluir
  3. ola Diego,
    gostei muito da informações.
    por favor, gostaria de saber qual e a linha melhor para pesca de praia, multifilamento ou Monofilamento

    Agradeço
    Cristiano

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...