15 de dez de 2010

Boias Cevadeiras e de Arremesso



São itens  comum na "tralha" da grande maioria dos pescadores, especialmente aqueles que tem como alvo principal os Pesque-Pague.

Vários são os formatos e aplicações  porem são basicamente dois tipo de boias, a Cevadeira e as de Arremesso,  uma ressalva é que as de arremesso tem vários formatos e diferentes nomes para cada formato  como foguetinho,charuto,foguetão etc.

A pesca com estas boias se tornou fundamental para pescadores que estão a procura de grandes redondos na superfície.




A boia cevadeira, chamada normalmente só de cevadeira, tem uma caracteristica que a difere das outras boias, que é o seu compartimento de ceva(origem do nome).

Com ela é possível cevar o local do seu arremesso, atraindo os peixes que por sua vez atacarão a isca com o anzol.


  Utilizando como ceva rações para peixes que obrigatoriamente devem flutuar, devido ao funcionamento da boia.

Quando ela esta na água, o compartimento de plástico com o chumbo que esta preso a ele afunda, é neste momento que a ração é liberada  para servir de ceva

Com as cevadeiras se tornou possível cevar  qualquer lugar que o arremesso permite, aumentando muito as ações, já que em alguns lugares os grandes exemplares ficam concentrados no meio do lago
Como isca, no chicote que vai na cevadeira, é muito utilizado a miçanga/eva e a ração na pinga.



As boias de arremesso ( foguetinho,charuto,foguetão etc) são outras opções para ajudar o pescador na pesca de superfície e sub-superfície.

Embora de tamanhos e formas diferentes são boias de arremesso, elas tem na parte de isopor um chumbo já acoplado e com formato mais aerodinâmico do que as boias comum.

As boias de arremesso permite o pescador arremessar, com o conjunto adequado, iscas a grande distâncias, utilizando iscas como  pedaços de pão francês por exemplo.

Junto com a cevadeira é o carro chefe para a pesca de redondos hoje em dia nos PP, é muito comum utilizar dois conjuntos um com cevadeira e outro com bóias de arremesso diversificando o tipo de isca a procura dos melhores resultados.

Atenção a este detalhe importantíssimo, todas elas são fabricadas em diversos pesos, algumas mais leves outras mais pesadas, compre a boia de acordo com o casting de sua vara, não se esqueça de agregar o peso da isca e da ceva no caso das cevadeiras, caso contrário se o peso do arremesso ultrapassar o casting da vara, existe uma grande e real chance de  quebrar da vara.

Sobre a técnica de pesca com estas boias acesse a seção Técnicas de Pesca

Acompanhe algumas capturas realizadas com boias de arremesso e cevadeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...