8 de nov de 2010

Pacu ao Molho

 


Trago aqui uma receita deliciosa de Pacu ao Molho

Precisaremos dos seguintes itens.

Pacu - tamanho a escolher ( abaixo teremos uma ressalva)
Creme de Leite
Leite de Coco
Azeite
Azeite de dendê
Açafrão
Pimenta do Reino
Sal
Sal Grosso
Molho de Tomate
Tomate Picado
Cebola Picada
Alho amassado
Gengibre bem picado
Cheiro Verde bem picado

Antes de tudo, os temperos podem ser colocados e trocados a gosto pessoal.
Quanto ao peixe, temos que fazer a seguinte ressalva, o pacu depois das costelas perto da calda costuma ter um pouco mais de espinho, por isso se preferir, pode ser utilizado só as costelas, onde tem só os espinhos dela e o dorso acima das costelas, onde tem só uma pequena carreira de espinhos, e as outras partes deixar para fritar normal ou fazer um pirão.

Começamos com o peixe, limpamos ele retiramos todas as escamas, e também a cauda, cabeça etc, e não se esqueça do osso que fica logo atrás da cabeça, junto as nadadeira, ele ficará como na foto.




Agora, cortaremos ele em postas, bem grossas, e cortaremos as postas ao meio, dividindo a costela do dorso.




Utilizaremos o sal grosso para salgar o peixe, não precisa colocar muito, feito isso em uma panela colocaremos azeite, assim que estiver quente, colocamos o peixe.
Lembrando que esta panela deve ser suficiente para caber todo o peixe e o molho que virá depois.




Enquanto o peixe vai fritando, devemos ter em mãos todos os ingredientes picados, alho amassado.
Quanto ao gengibre cuidado se colocar muito, vai sobressair o gosto dele no molho, e nem todos gostam disso.



Em uma outra panela menor, colocaremos o azeite, refogamos o alho a cebola e o gengibre, depois de refogados, colocamos o tomate para dar uma boa fritada.
Agora sim, entraremos com o molho de tomate, creme de leite e o creme de coco e um pouco de azeite de dendê um pequeno fio.

Deixamos no fogo para ir encorpando, enquanto isso adicionamos a pimenta e o açafrão, e um pouco de sal lembrando que o peixe já foi salgado.




Enquanto vamos mexendo o molho para ficar encorpado, tiramos o peixe do fogo, devemos tirar quase todo o óleo que fritou o peixe, aqui não usaremos mais ele.
Para quem reutiliza óleo para fazer outras frituras basta guardar, para quem não usa, nunca jogue ele na pia ou em qualquer outro lugar, coloque em uma garrafa pet, e leve ao posto de coleta mais próximo.

Feito isso o molho já estará bem homogêneo, não podemos deixar ele muito tempo aqui no fogo, ele ainda irá cozinhar o peixe na outra panela.

Experimente o molho, se ele estiver muito ácido podemos adicionar um pouco mais de leite de coco.

Agora tiramos o molho e colocamos junto com o peixe na outra panela, colocamos um pouco de cheiro verde bem picado, tampamos e em fogo baixo deixamos dar uma cozinhada, cuidadosamente enquanto cozinha podemos dar leves mexidas, para não queimar.




Depois de pouco tempo o molho novamente estará bem homogêneo indicando que esta pronto.




Agora é só saborear.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...