10 de nov de 2010

Óculos Polarizado




Muitos dos praticantes de atividades como pesca, camping, caminhadas etc não usam óculos polarizados.

Muitas são as desculpas:

"são caros"

"não ajuda em nada"

"é frescura"

Porem a realidade não é bem esta.

Podemos exemplificar alguns dos motivos pelos quais devemos utilizar óculos escuros e de preferência polarizado.

Nas práticas da pesca, atividades no mato etc, muitas vezes passamos o dia em baixo de um sol escaldante, sem contar com o reflexo proporcionado pela água.

Existem varias evidências científicas de que as radiações emitidas pelo sol podem acelerar o envelhecimento da retina e, também, podem facilitar o desenvolvimento de cataratas.

A utilização de lentes com filtros adequados para as radiações ultra-violetas, revela-se muito útil e importante para prevenir essas doenças oculares.

Temos mais vantagens proporcionadas pelos óculos de sol, eles protegem os nossos olhos quando o sol está muito intenso, as pálpebras e parte do nosso rosto dos efeitos nocivos do sol, são um bom complemento quando utilizamos protetores solares estes permitem que encaremos a luminosidade sem a necessidade de franzirmos a testa ou semicerrarmos os olhos.

E não para só aí, em nossa atividade especialmente na pesca com iscas artificiais, seja no baitcasting ou especialmente no fly, é um protetor, um auxilio na nossa segurança.

Já que a chance da isca em um combate com o peixe escapar e vir a grande velocidade em direção aos nossos olhos é muito grande, e os prejuízos obtidos em um acidente deste se negligenciamos os óculos pode ser irreversíveis.
E mais, para nossa atividade é mais interessante e importante a utilização de óculos polarizados.

Óculos polarizados, alem de proteção já citado acima, proporcionam também conforto, eliminando a luz, que reflete em superfícies como água, areia, estradas, superfícies envidraçadas, etc.
Com eles a visão fica mais nítida, garantindo um conforto visual superior ao utilizador.
As lentes polarizadas oferecem proteção contra os raios ultravioleta, filtram até 99% da luz refletida na horizontal, deixando passar apenas a luz vertical permitindo uma visão mais real e natural das cores, eliminando reflexos indesejados que comprometem a visibilidade, além de proporcionarem maior profundidade de campo visual.

Abaixo na imagem a diferença entre um óculos polarizado e um não polarizado.




Devemos escolher as cores das lentes de acordo com a situação.

As cores das lentes são de acordo com a necessidade, pois suas cores são fundamentais para uma melhora no espectro de luminosidade, luz natural ou mesmo contraste com outras cores. Melhorando assim a visão.

Abaixo um resumo da indicação de cada cor de lente, para diferentes situações.

Lentes Cinzas : Aumentam a percepção, mas não alcançam os maiores níveis de contraste. São utilizados em dias ensolarados e claros.

Lentes Marrons ou Âmbar: São utilizados na pesca visual, porque proporcionam os melhores níveis de contraste. São eficientes na pesca, em que é preciso ver estruturas submersas, espraiados, drop offs.

Lentes Cobre ou Rosa : Utiliza-se em dias com pouca luminosidade, como dias nublados, começo da manhã e final de tarde.

Lente Azul : Ótimos para pesca no mar.

Fica a critério de cada um escolher o óculos de acordo com sua necessidade.

Mas vale a pena investir em um óculos visto todas as vantagens e segurança que eles proporciona a nós.


3 comentários:

  1. Amigo, uso óculos de grau e nao que seja cego...rs...enfim, uso pra longe mas não me sinto bem sem eles. Aí te pergunto: existe oculos polarizado com grau??

    Abraço e parabens pelo site. Bom demais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo como está.

      Sim existe sim óculos com grau e polarizados, para isso basta procurar por alguma ótica, nem todas fornecem este tipo de produto, mas algumas podem te oferecer os óculos.

      Abraços

      Excluir
  2. Existem também os clips com lentes polarizadas que se sobrepõem à lente de grau.
    Abraço

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...