30 de out de 2010

Pesca Vertical - Pesca com Jumping Jigs



Muito difundida mares a fora esta técnica de pescaria e mesmo em represas, se tornou muito comum falar em pesca vertical, porém vários pescadores tem dúvidas sobre o que se trata.

De forma simplificada, já que todos os assuntos em pesca são bem extensos e este não poderia ser diferente, imaginemos e analisemos a seguinte situação, quando pescamos com iscas artificiais, trabalhamos na superfície, sub-superfície, meia-água e fundo , porem sabemos que a grande maioria das iscas trabalham entre 0~2m da superfície da água e quando queremos ou/e precisamos buscar o peixe em maiores profundidades, utilizamos colheres, Jig de pena, Iscas com Jig Heads.

Utilizamos iscas de metais, pesadas para que elas afundem a medida que precisamos, por exemplo à 3 metros de profundidade.

Agora vem a grande questão quando se trata de iscas artificiais, o que fazer quando o peixe esta a grandes profundidades, especialmente no mar onde é comum encontrar peixes á 40m, 50m e profundidades maiores como por exemplo 200 metros.

A partir deste problema é que surge a pesca vertical, que consiste na  pesca em grandes profundidades, visando peixes destas áreas.

Munidos de Jigs, sejam eles Jigs caroços, Jumping Jigs etc, o pescador, libera sua isca até a profundidade onde os peixes estão e começa a "jigar", trabalhar sua isca na profundidade desejada.

Apesar de parecer simples  a técnica é complexa,  sendo necessário analisar o peso dos jigs de acordo com a profundidade e correnteza , podemos trabalhar com molinetes, carretilhas, carretilhas elétricas as quais são de grande ajuda para o pescador que busca o peixe em grande profundidade.

Para muitos é um estilo de pesca totalmente desconhecidos e chega a passar  a impressão de ser estranha, mas não duvide do sucesso da mesma mundo a fora, alem da sua eficácia.

Um detalhe é que os Jumping Jigs ( JJ ) não são utilizados apenas em mar aberto, é bastante comum a utilização destas iscas para a pesca em rios, represas, lagos, na pesca de Tucunaré por exemplo, com grande eficácia.

O assunto é  extenso e esta matéria é uma pequena introdução sobre esta técnica que a cada dia possuí mais e mais adeptos.

Abaixo um vídeo mostrando como jigar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...