27 de fev de 2010

Piau Três Pintas



Nome Popular
Piau-três-pintas, Aracu-comum, Aracu-cabeça-gorda

Nome Científico
Leporinus friderici

Família
Anostomidae

Distribuição Geográfica
Bacias amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata.

Descrição
Peixe de escamas; corpo alongado e fusiforme (característica da família); boca terminal, um pouco inferior, com dentes incisivos e sem cúspides. A coloração é cinza, com três manchas arredondadas nos flancos, sendo a primeira na altura da nadadeira dorsal, a segunda entre a dorsal e a adiposa, e a terceira na base da nadadeira caudal. Alcança de 30 a 40cm de comprimento total e 1,5kg.

Ecologia
Espécie onívora, com tendência a carnívora (principalmente insetos) ou frugívora (frutos e sementes pequenas), dependendo da oferta de alimentos. Vive principalmente na margem de rios, lagos e na floresta inundada. É importante para a pesca de subsistência e para o comércio local, mercados e feiras.

Equipamentos
Equipamento leve, linhas 8 a 10 lb., anzóis pequenos e chumbada leve. Vara de bambu nas pescarias de barranco.

Iscas
Iscas naturais, como insetos, minhoca, milho, além de queijo e macarrão.

Um comentário:

  1. Então Diego,

    Naturalmente, os equipamentos leves mencionados são molinetes e carretilhas.

    E hoje, temos carretilhas realmente pequenas, como Liger 100, Aldebaran e Core 50, que são mais leves que os molinetes pequenos. Para facilitar os arremessos por baixo, segurando a chumbada com a mão e soltando, (em pesca de barranco), basta usar uma pequenas bóia de correr. Se não quiser, a bóia não precisa ter batente (stop) para regular altura, pois, neste caso, ela é mais importante como volume para diminuir a velocidade de partida do chumbo no arremesso, (igual isca artificial). E a pesca será de fundo, pois o chumbo descerá livremente ao cair na água.

    Me agrada muito este sistema. É quase como soltar a isca com uma varinha de bambu, com a diferença de que a isca vai mais longe. No entanto, a escolha é do pescador.

    De uma maneira ou outra, boa pesca!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...