26 de fev de 2010

Leader de aço


Algo que gera muita, mas muita discussão mesmo é o fato de usar ou não um leader/empate/encastoado de aço.

Muitos extremistas da pesca vão dizer é óbvio que temos que usar um empate de aço para peixes com dentes, porem para os mais atentos e experientes sabem que a conversa não é bem por este caminho.

O que acontece é o seguinte, na nossa ideia básica, já associamos o empate de aço a peixes com dentes, devido aos conselhos que por muitas vezes recebemos no inicio do nosso aprendizado, porem tal item as vezes pode ser totalmente dispensado e mais, as vezes o uso do mesmo pode resultar em um pescaria fracassada.

São muito os factores que podem nos levar a usa-lo ou não, para peixes como Dourado por exemplo, pode ser usado sem medo, até por que é um peixe que não demonstra intimidação pelo empate de aço seja em rios ou PP.

Porem na pesca de matrinxã e redondos na superfície em pesqueiro o uso de mesmo um pequeno empate de aço, por mais discreto que seja, faz as ações caírem e muito mesmo.

Para dizer a verdade em grande maioria dos pesqueiros, quando utilizamos empates de aço, seja para a pesca de fundo e especialmente na superfície, nota-se uma grande queda nas ações nas varas que estão com o empate de aço, para quem duvida pode testar coloque 2 varas, uma com e outra sem cabo de aço com a mesma montagem e isca e veja.

Por estes motivos, e comum em pesqueiro hoje em dia, utilizar leader de nylon/fluor atado diretamente ao anzol.

Na pesca de fundo, também é interessante não utilizar o leader de aço e se possível até evitar o uso da chumbada. utilizando apenas isca, só utilizando a chumbada caso for impossível o arremesso da isca, ou por exemplo se estiver utilizando isca que flutua como pão de queijo, ou se movimenta como a tuvira e claro em caso de correnteza.

O "pulo do gato" é saber diferenciar quando um empate se torna necessário e quando é dispensável.

É verdade que acontece de um ou outro peixe cortar a linha, porem com um uso de um bom leader de nylon ou flurocarbon, isso se torna muito mais difícil de ocorrer.

O conselho básico é observar o lugar em que se pesca, e as características dos peixes, isso como sempre pode ser decisivo para um boa ou péssima pescaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...