28 de mar de 2009

Manutenção em Carretilhas de Perfil Alto



Esta matéria mostra inicialmente algo bem básico na manutenção das carretilhas de perfil baixo, se trata das manutenções preventivas, onde é só feito uma pequena limpeza e reforço na lubrificação não desmontando o equipamento por completo, no seu final porém há um vídeo que mostra passo a passo a manutenção completa.

Sempre após qualquer pescaria, devemos pelo menos limpar os equipamentos, e de tempos em tempos fazer estas manutenções básicas, e a cada temporada de pesca, uma manutenção completa, desmontando todo o equipamento limpando e lubrificando

Ao desmontar, vá colocando as peças em ordem de desmonte para evitar dores de cabeça para montar depois, especialmente se não tiver a planta do equipamento.

Depois de algum tempo e pratica, se tornara bastante simples desmontar o equipamento por completo e remontar.

Primeiro de tudo devemos, abrir a tampa lateral da carretilha, para isto normalmente nas carretilhas de perfil alto a tampa que se abre é a da manivela, pois nela há de 2 a 3 parafusos de cabeça grande e comprida.
Como mostra a foto, eles já foram "retirados" e a tampa esta aberta





Retiramoso carretel, lavamos bem ele em agua corrente para limpar a linha, dependendo do caso, é aconselhável a ir colocando a linha em um balde com agua morna e depois de feita a manutenção na carretilha recolhemos a linha de volta, enquanto a mesma passa por um pano seco em nossas mãos.




Com o óleo vamos lubrificando todos os rolamentos, afinal rolamentos com lubrificação adequada é sinal de arremessos maiores, o mesmo para o eixo.


Nas carretilhas de perfil alto, algumas engrenagens ficam em locais de fácil acesso, então mesmo que não desmontemos por completo o equipamento, podemos lubrificar estas engrenagens.



Algumas carretilhas tem porta de lubrificação, para lubrificar as engrenagens com graxa, se a sua possuí é só retirar o parafuso da porta, e passar graxa a base de lítio.

Terminado só nos resta remontar a carretilha, limpe bem ela por fora para retirar qualquer graxa ou óleo que possa ter caído.

Dependendo do local em que pescamos, devemos passar uma escovinha no devanador, e  nada impede de lubrificarmos o eixo do mesmo com óleo, ou graxa.

Por ultimo passe silicone spray por fora da carretilha, este repele a água e cria uma película protetora.


Agora de tempos em tempos é necessário uma manutenção mais completa e para isso assista o vídeo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...