20 de mar de 2009

Conceitos Básicos Sobre a Manutenção das Carretilhas e Molinetes

Esta matéria traz um esclarecer sobre alguns conceitos nas manutenções das carretilhas e molinetes.

Devemos entender que a manutenção é fundamental para a longa vida de um equipamento, embora muitos não gostem de fazer, mas fato é quanto mais bem cuidado maior a duração do equipamento, ainda mais se a pesca for em agua salgada.

O conselho a quem nunca abriu um equipamento é que tenha em mãos a planta explodida do mesmo, e que ao ir desmontando colocando as peças em ordem, assim facilita re-montar.

Cuidado, para não perder pequenas peças, molas etc, coloque tudo em cima de uma bandeja, e na ordem que foram desmontadas.
Para limpeza interna e remoção da antiga lubrificação, é bom lavar as peças com querosene, limpando tudo.
Depois uma boa lavada em água e sabão e por ultimo a completa secagem das peças.
Muitas duvidas vem a cabeça das pessoas sobre qual lubrificante usar e como usar.

Vou começar falando sobre um produto muito utilizado  o WD-40, sinceramente ele é um produto excelente, pois elimina água etc, porem não aconselhado para lubrificação ele simplesmente vai dissolver toda a graxa e óleos.

Sei que muitos recomendam ,ainda mais na carretilha, alegando que os arremessos ficam um pouco mais longo, mas isso vou mostrar o porque mais abaixo.

 
Nas engrenagens das carretilhas devemos utilizar graxa a báse de lítio, e óleo nos rolamentos, no mínimo óleo singer, porem podemos utilizar aqueles óleos que dentistas utilizam no motorzinho, ou óleos próprio para rolamento.

As graxas temos de muitas marcas, dentre delas uma muito boa é a Hot Sauce da Quantum, entre outras também vendidas nas lojas de pesca, uma muito comum e de boa qualidade é a famosa graxa azul vendida em lojas de ferragens e lubrificantes.


Sobre o WD-40 x graxa x óleo temos alguns detalhes sobre as suas utilizações, ainda mais nas carretilhas.

Regra geral, quanto mais viscoso o lubrificante maior será a vida útil do mesmo, mas nas carretilhas a viscosidade do lubrificante interfere nos arremessos.

Quanto mais fino o lubrificante maior os arremessos, porem menor a vida útil, como ilustra a figura abaixo com exemplos de diferentes lubrificantes. Então fica a critério de cada um analisar e entender o qual utilizar.





Sempre que for lubrificar um equipamento de preferência tire a linha dele, assim evitamos acidentes  como esbarrar na graxa, óleo etc.

Também como forma de proteção externa podemos utilizar o silicone spray que repele a água e cria uma película protetora.

2 comentários:

  1. Muito bom ainda mais que sou dentista e ja tenho o oleo pros rolamentos hehehe

    ResponderExcluir
  2. opa xD

    ae ja fica facil, pode usar este oleo sem medo algum.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...