13 de mar de 2009

Ceva para Pesca



A ceva é muito importante na pesca de alguns peixes, ela pode ser composta dos mais variados ingredientes, pode ser simplesmente ração Guabi, que é utilizada nas boias cevadeiras, pode ser só ração de coelho, ou algumas mais complexas, como mistura de farelos, sangue etc.

Embora muitas vezes fazemos uma ceva direcionada a um peixe, podemos ter certeza que outras espécies começarão a comer no local onde cevamos, e isso é muito bom pois as ações serão maiores e com uma grande diversidade de espécies.

Se possível é aconselhável sempre cevar o local onde se vai pescar, dependendo da espécie alvo, porem devo ser sincero que nem sempre temos tal oportunidade, seja por não ser nosso pesqueiro, rancho etc.Então só podemos contar com a ceva jogada na hora, mas já deixo o aviso quanto mais um local é cevado, sempre tendo ali um estoque de alimento, isso fara o local ótimo para a pesca.

A respeito de como cevar há 2 modos basicamente, um é utilizar cevadores(PVC, Sacos) e o outro jogar a ceva com a própria mão nos locais desejados, dependendo do caso é interessante um ou outro


A seguinte estratégia podemos utilizar quando temos a oportunidade de cevar dias antes o local de pesca.

Fazemos o seguinte, escolhemos a ceva, pegamos um saco grande, tipo aqueles sacos de 50kg que vem farinha de trigo.Ou comprar um saco de ceva, como o da foto.

Dentro dele colocamos algumas pedras, ou tijolos para facilitar o afundamento do saco com a ceva.

Enchemos com a ceva, amarramos bem a boca com arame, e em seguida a uma corda, a qual vai segurar a ceva do local, e alem de tudo permitir que retiremos o saco com os tijolos. Basta agora colocar a ceva na água

Entretanto se a ceva contem muito farelo e farinhas,a melhor forma de ir colocando a ceva é da seguinte maneira:

Coloca um pouco de ceva, joga água por cima, coloca mais um pouco de ceva outro pouco de água, isso ajuda a ceva ficar pesada e já afundar o saco na hora em que colocamos na água.

Também se vamos pescar no dia, podemos utilizar a ceva, jogando ela com a mão mesmo,ou com o auxilio de uma vasilha.

Jogamos a ceva em forma de pelotes, a onde estamos pescando isso ajuda bastante, afinal vai atrair os peixes para o loca.


Agora quando estamos pescando em barco na rodadinha de piaparas por exemplo, podemos utilizar cevadores de PVC o qual vai liberando a ceva pouco a pouco.

São uma excelente opção, estes cevadores podem ser comprados prontos, ou ser feito em casa.


Uma última dica é utilizar na ceva "ingredientes" que utilizamos como isca, por exemplo se pescamos com milho, adicione milho a ceva para acostumar o peixe a pegar esta isca.

Ou soja, seja o que for isso aumenta as ações visto que o peixe fica acondicionado aos ingredientes da ceva. ( Atenção em alguns lugares ou situações é proibido a utilização de ceva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...