6 de fev de 2009

Manutenção em Carretilhas de Perfil Baixo


Esta matéria mostra algo bem básico na manutenção das carretilhas de perfil baixo, se trata das manutenções preventivas, onde é só feito uma pequena limpeza e reforço na lubrificação não desmontando o equipamento por completo.

Também traz um vídeo mostrando uma manutenção mais completa do equipamento que deve ser feita de tempos em tempos.

Sempre após qualquer pescaria, devemos pelo menos limpar os equipamentos, e de tempos em tempos fazer estas manutenções básicas, e a cada temporada de pesca, uma manutenção completa, desmontando todo o equipamento limpando e lubrificando

Ao desmontar, vá colocando as peças em ordem de desmonte para evitar dores de cabeça para montar depois, especialmente se não tiver a planta do equipamento.

Depois de algum tempo e pratica, se tornara bastante simples desmontar o equipamento por completo e remontar.

Iniciaremos mostrando como proceder para uma manutenção básica.

Primeiro de tudo devemos, abrir a tampa lateral da carretilha, para isto normalmente basta apertar um botão que vem ao lado do ajuste do freio magnético, alguns modelos é necessário retirar um parafuso, que fica na tampa oposta, na tampa da manivela.




Agora retiramos o carretel, lavamos bem ele em agua corrente, para limpar a linha, dependendo do caso, é aconselhável  ir colocando a linha em um balde com agua morna, e depois de feita a manutenção na carretilha, recolhemos a linha de volta, enquanto a mesma passa por um pano seco em nossas mãos.




Agora devemos, colocar óleo em alguns rolamentos, alguns para alcançar é necessário desmontar a carretilha por completo, entretanto é possível lubrificar todos os rolamentos que dão suporte ao eixo do carretel sem desmontar por completo a carretilha.
Utilize um óleo fino, lubrificar o rolamento que vem na tampa do freio magnético, temos óleos próprios para isso como os da shimano, quantum etc, também podemos utilizar óleo para rolamentos de alta rotação ou mesmo o óleo singer, porem este ultimo é um pouco mais viscoso que o recomendado.



Não se esqueça de nenhum rolamento do eixo do carretel, nem de passar um pouco no eixo.



Algumas carretilhas tem porta de lubrificação, para lubrificar as engrenagens com graxa, se a sua possuí é só retirar o parafuso da porta, e passar graxa a base de lítio.

Terminado só nos resta remontar a carretilha, limpe bem ela por fora para retirar qualquer graxa ou óleo que possa ter caído.

Dependendo do local em que pescamos, devemos passar uma escovinha no devanador, e  nada impede de lubrificarmos o eixo do mesmo com óleo, ou graxa.

Por último passe silicone spray por fora da carretilha, este repele a água e cria uma película protetora.

Agora de tempos em tempos é necessário uma manutenção mais completa e para isso assista o vídeo abaixo.







6 comentários:

  1. Mudei minhas carretilhas para as de perfil baixo e as dicas foram muito boas,obrigado. Ricardo

    ResponderExcluir
  2. gostei muito das dicas ,irei comprar + 2 carr: de perfil baixo obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá...

    Abri uma carretilha para limpeza, efetuei com o WD40. Quando montei, a mesma está deslizando, não tá recolhendo a linha ao rodar a manivela, creio que os discos não estão fixando no eixo, abri várias vezes e continua igual, o que será que está acontecendo? Trata-se de uma Lubina GTO, por favor poderia me dar uma dica de como resolver o problema? o que percebo é que no eixo não existe aquele retalho a qual a os discos e engrenagem se encaixam, é liso, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como está.

      Olha sem foto fica complicado falar, pois pode ser vários fatores simples, erros na montagem etc algum descuido que é muito normal todos acontecer.

      Primeiro o drag esta fechado ? se estiver todo aberto a manivela vai girar e não vai rodar o carretel.

      Pode ser a coroa com o pinhão que n ficaram alinhado na hora de montar enfim.

      Eu recomendaria também realizar a lubrificação com graxa e óleo que são os indicados para os equipamentos.

      Qualquer coisa se não resolver pode entrar em contato.

      Abraços

      Excluir
  4. Olá Diego, a matéria ficou muito boa !
    Tenho uma lubina GTO JH, a principio ainda não necessita manutenção, pois foi usada apenas 5 vezes em agua doce, mais a mesma parou de fazer aquele barulho ao liberar a linha, igual aos molinetes.
    A dúvida é, se pode ter quebrado alguma peça e se é necessário abri-la para remover algum fragmento.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito deste video, foi uma mão na roda, pois tenho as duas (perfil alto e baixo), porem novissimas, mas ja estou pronto pra quando precisar da manutenção nelas, eu ficava com medo de abrir e dar problema, mas vi que é coisa muito simples de fazer, valeu as dicas inclusive de oleos e graxas.Augusto/Itaúna.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...