15 de fev de 2009

Diferentes Montagens para Iscas Artificiais




Aqui mostrarei duas montagens simples utilizadas para a pesca com iscas artificiais, uma padrão e outra com boiá de arremesso.

Devemos ter em mente que ao pescar precisamos de um leader de flurocarbono, ou monofilamento.
Indiferente se usamos como linha principal, multi ou mono, o leader é uma linha de bitola mais grossa que nos oferece mais resistência a brasão, e no caso da multi evita das garateias ficarem enroscando na linha a todo instante.

 NÃO devemos usar, cabo de aço, chumbo etc, na montagem para iscas artificiais, o uso de chumbo é apenas usado em algumas montagens para pesca com softs, portanto agora não vem ao caso.
A montagem normalmente utilizada para a grande maioria das vezes, segue da seguinte forma -> linha - leader - Snap (opcional) - Isca




Muitos se perguntam por que usar o snap ? É simples, pois ele facilita as trocas de iscas, assim não precisamos ficar cortando a linha e dando nó a todo tempo.




Porem isso não é regra, muitas vezes até o snap é dispensável, como podem ver acima disse que é opcional, em alguns casos ele chega a atrapalhar, como na pesca com Jumping Jigs.

Até em algumas iscas como poppers as vezes é necessário descartar o mesmo.
Alguns se perguntam, mas como vou lançar iscas muito leves, ja foi dito antes que devemos respeitar os tipos de equipamentos, especialmente se for usar iscas muito leves.
Não adianta querer com um equipamento para corrico, tentar arremessar iscas de 4 gramas.
Com os equipamentos adequados todas iscas podem ser lançadas sem problemas, o bom arremesso envolve linhas e varas adequadas, respeitar o casting do equipamento e no caso das carretilhas a quantidade certa de lubrificação nas engrenagens e rolamentos.

Claro que quanto mais leve a isca maior pode sera a dificuldade do arremesso,  quando desejarmos usar iscas como as de fly, as quais basicamente não tem peso, utilizamos alguns artificios, isso tambem vale para iscas muito pequenas como de 2 gramas.
Temos por exemplo pequenos spinners para lambari, e mesmo iscas de fly minúsculas, é impossível arremessar com a montagem descrita acima. utilizada na pesca de carretilha, porem com molinete UL ainda é possível utilizar iscas diminutas com arremesso considerável, mas quando são muito leves é impossível arremessa las sozinhas.
Então devemos fazer um pequeno artifício, é utilizar uma boia de arremesso para isso, a mais utilizada é da Deconto.

A montagem com esta bóia, deve ser da seguinte forma, na ponta mais grossa da boia, coloca-se o leader, e na ponta mais fina a linha principal.
No leader, se for usar um snap, tem que ser de tamanho diminuto, para não prejudicar o desempenho da isca, como esta montagem é para a pesca de peixe pequenos,  nada de usar um leader de bitola 0.40, 0.50 etc.



Com estas duas montagens estamos supridos para a grande maioria das pescarias a ser realizadas, lembrando que a utilização de leader não vale só para iscar artificiais, mas sim para qualquer pescaria onde uma maior resistência a brasão se faz necessario ou mesmo sobre a visibilidade da linha principal

6 comentários:

  1. Fala Diego, venho acompanhando seu blog, como sou iniciante sempre busco novas informações...como disse não é a primeira vez que passo por aqui mas vou comentando porque só sugar não adianta...tem q da um incentivo pro peão! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Opa meu amigo, agradeço por sempre estar visitando o blog, isso é muito recompensador.

    Agora vc mencionou que é iniciante, qualquer duvida que tiver, basta me enviar um email, que esclafreceremos sua duvida, e provavelmente formularei um post, sobre a duvida, pois ela pode ser recorrente a varias pessoas.
    abçs.

    ResponderExcluir
  3. Pois é! Comprei uma isca artificial (cigarrinha) para usar na Represa Capivari e na loja de pesca me informaram que eu deveria de usar o cabo de aço pra não correr o risco de perder a isca.

    De fato não perdi... Nenhum peixe bateu!

    Esse leader aguenta uma bocada de traíra???

    Grato,

    Fabio

    ResponderExcluir
  4. Bom amigo Fábio, como viu a utilização de cabo de aço inibe e muito as ações dos peixes, salvo em alguns casos raros.

    Porem devo ser sincero que se um peixe de forte dentição morder o leader de mono, este provavelmente vai se romper.

    Entretanto a chance disso acontecer na pesca de traíra não é tão grande assim, eu mesmo nunca tive problemas com perca contínuas de iscas.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Fabio.
    Estou iniciando (mesmo!) na pescaria com fly.
    Não encontro instruções de como arremessar como este tipo de equipamento. Alguma dica?
    Parabéns pelo blog e pela ajuda aos "aflitos calças brancas".

    ResponderExcluir
  6. Amigo Telumethar.

    Uma boa opção se procura vídeos, é olhar no youtube, procure por Fly Fishing casting technics. Em fóruns também.

    Um bom conselho é procurar alguem em sua cidade que pesque com fly, para que lhe ajude sobre alguns aspectos importantes, anos atrás quando comecei com o fly, sempre estava lendo livros sobre técnicas etc para ajudar, mas a experiência é fundamental

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...