25 de jan de 2009

Conhecendo os Molinetes e Aprendendo a Arremessar




O molinete é um equipamento bem difundido em todo o mundo, chamado de spinning reel no exterior.

O primeiro ponto a se ressaltar é que molinete não é melhor que carretilha nem vice e versa, cada um apresenta vantagens e desvantagens sobre o outro, dependendo do tipo de pesca. técnica etc a carretilha é indicada, em outras situações o molinete é indicado.

Como escolher o modelo certo?

A escolha do melhor molinete depende diretamente da pesca a ser realizada, e dos peixes a serem capturados. Seja, na pesca de artificiais ou naturais, na pesca de praia ou em rios devemos nos atentar ao modelo mais adequado as nossas necessidades. Em função do tipo de pesca, e dos peixes é definido todo o equipamento como molinete, linhas, varas etc. O equilíbrio do equipamento é fundamental aos pescador.
Como qualquer equipamento de pesca podemos encontrar molinetes:

Ultra - Leve

Leve

Médio - Leve

Médio

Médio - Pesado

Pesado

Extra - Pesado


Uma coisa muito importante ao comprar um molinete é observar a relação de recolhimento dele, que é apresentado da seguinte forma x,y:1 conhecido como Gear Ratio, que significa quantas voltas o carretel dá, em uma volta completa da manivela

Exemplo 5,8:1 -> a cada uma volta completa da manivela o carretel deu 5,8 voltas.

Molinetes com Gear Ratio maiores são indicados a pesca de artificiais de arremesso, como por exemplo pesca com grandes poppers no mar.

Por outro lado molinetes com Gear Ratio menores são indicados para a pesca vertical com Jumping Jigs.

Observe também a quantidade de rolamentos (ball bearing) que o molinete possui. Quanto maior o número de rolamentos mais suave o molinete se torna em seu trabalho.

Existem molinetes com regulagem de drag frontal e traseira.  Existe muita discussão sobre qual modelo é melhor, alem de preferência pessoal etc.

Mas a grande parte dos molinetes possuem regulagem de drag frontal, neste sistema temos discos de freio maiores e maior durabilidade.

Moliente de fricção frontal.



Molinete com regulagem de drag traseiro.




Dica para abastecer o carretel com linha.

É preciso atenção especial no abastecimento do molinete devido a torção da linha.

Umas das melhores maneiras consideradas para se fazer o abastecimento, é fazer com que o tubo da linha fique na mesma posição do carretel do molinete.

A linha deve desenrolar do tubo, na mesma direção em que o carretel do molinete gira ao recolher.
Lembrando de deixar a linha esticada ao recolher, para isso prenda com os seus próprios dedos, ou peça a ajuda de outro.

Deixe um espaço de no mínimo 2 mm da borda do carretel, atenção para a linha que esta sendo utilizada, com linhas de mono filamento podemos deixar o carretel mais cheio, por outro lado com linhas de multi filamento é mais indicado deixar um espaço maior entre a quantidade de linha e a borda do carretel.


Regulando o drag:

O drag deve ser regulado com critério, para que ele possa proporcionar o máximo de ajuda nas suas pescarias.

O ideal é que seja regulada em 1/4 da resistência da linha que está sendo utilizada. No caso de estar utilizando uma vara com resistência menor que a linha, deve-se regular a 1/4 da resistência da vara.

Para fazer esta regulagem, monte a vara com o molinete abastecido e prenda a ponta da linha a uma balança de mola, do tipo usado em pescarias. Puxe a vara e verifique a que peso o molinete começa a soltar a linha.

Regule a fricção até que ele faça isto a 1/4 da resistência da linha (ou da vara, no caso de esta ser menor). Por exemplo, para uma linha cuja resistência seja de 20 libras, o molinete deverá começar a soltar quando a balança acusar 5 libras.
Como arremessar:

O arremesso com molinetes não são complicados.

Para efetuar o arremesso, prenda a linha com o dedo indicador, pressionando sobre a vara.

Após o feito, levante a alça dele, também conhecido como pick-up.

Faça um movimento que leve a vara para trás e depois para a frente soltando a linha presa no dedo.

Assim que a linha cair na água, basta girar a manivela que a alça abaixa automaticamente em alguns molinetes, em outros você deve abaixar a alça com a própria mão.

No vídeo abaixo mostro como colocar corretamente a linha no molinete:



Para facilitar o entendimento abaixo segue um vídeo onde é mostrado como arremessar com o molinete, apesar de estar em inglês, basta observar o arremesso.

Um comentário:

  1. qual a vara e o molinete para a pesca de dourados com tuvira

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...