25 de jan de 2009

Concepções Básicas sobre os equipamentos de pesca



Esta matéria tem como ponto principal mostrar alguns "conceitos" que o pescador deve ter em mente sobre os equipamentos de pesca.

Aqui não será discutido, sobre preços, qualidade, vantagens e desvantagens segundo a marca de cada equipamento.

A pesca é praticada das mais diversas formas e os mais diversos lugares, sendo usado um equipamento diferente para cada situação ou montagens diferentes, ou seja, para pescar um determinado peixe A, posso usar um equipamento que pesco um peixe B, porem com montagem diferente, seja ela chumbo, chicote de aço, boia etc

É muito importante conhecer bem o equipamento antes de comprar, caso contrário  podemos ficar insatisfeito com o mesmo após a compra,não ter utilidade para a pesca que praticamos entre outros transtornos.

Embora concordo que para quem gosta de pescar ao ir numa grande loja de pesca a vontade de comprar tudo que aparece pela frente é enorme, porem devemos ter calma, para não estourar o orçamento ou comprar coisas inúteis a nossa modalidade de pesca uma compra consciente é fundamental.

Os equipamentos para pesca são divididos basicamente em 7 categorias quanto a "força" , ou seja em 7 tipos, que variam com o peso e tipo de peixe que se pretende pesca, claro que temos as variações no modelo do equipamento, seja para carretilha ou molinete, ou mesmo para a modalidade a ser praticada.

Sendo estas 7 classificações:

Ultra-Leve
Leve
Médio-Leve
Médio
Médio-Pesada
Pesada
Extra-Pesada

A gama de equipamento para cada situação de pesca é enorme, dos mais diversos preços.

Lembre-se não é simplesmente o preço do equipamento que faz ele bom, e também não adianta querer gastar com que não vai usar, exemplo vou pescar piapara em algum rio, porém compro equipamentos destinado a pesca de grande peixes de couro,  saber o que comprar é fundamental.

Sempre é aconselhável a quem esta começando, pesquisar e entrar em contato com que já pratica o mesmo, para a trocas de informações, para evitar o gasto desnecessário ou mesmo desilusões no começo do hobby.

Vale ressaltar novamente que para um tipo de pesca, existem os mais variáveis tipo de equipamentos que podem ser usados de acordo com a técnica a ser utilizada.

Então é buscar conhecimento sobre os equipamentos que desejamos adquirir, conferir se os mesmo são indicados para o que procuramos, evitando assim gastos desnecessários alem vários transtornos.

2 comentários:

  1. Legal to curtindo seus tutoriais, parabens...

    ResponderExcluir
  2. Gostei. Sou iniciante e seus posts estão me esclarecendo muitas dúvidas.
    Valeu.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...