27 de jan de 2009

Manutenção básica de molinetes


Esta matéria mostra algo bem básico na manutenção dos molinetes, se trata das manutenções preventivas, onde é só feito uma pequena limpeza e reforço na lubrificação não desmontando o equipamento por completo.
Sempre após qualquer pescaria, devemos pelo menos limpar os equipamentos, e de tempos em tempos fazer estas manutenções básicas, e a cada temporada de pesca, uma manutenção completa, desmontando todo o equipamento limpando e lubrificando

Ao desmontar, vá colocando as peças em ordem de desmonte para evitar dores de cabeça para montar depois, especialmente se não tiver a planta do equipamento.

Depois de algum tempo e pratica, se tornara bastante simples desmontar o equipamento por completo e remontar.

Desmontar os molinetes é bem simples, primeiro de tudo retire o carretel, e a manivela, neste caso é um molinete de fricção traseira, no de fricção dianteira, basta ir soltando a fricção até que o botão sai e assim podemos retirar o carretel.



Agora, desmontado, vamos retirar a tampa, na foto acima é possível ver os três buracos dos parafusos que foram retirados.
Alguns molinetes basta desparafusar a tampa lateral, como o mostrado nesta matéria, outros porem é necessário soltar o rotor com uma chave do tipo "cachimbo"
Dentro temos o mecanismo do molinete, ao abrir já veremos o  pinhão, que pode ser retirado facilmente, aqui na foto abaixo já temos ele retirado.


Podemos agora ver o restante do mecanismo, com um cotonete ou pano retire a graxa antiga, e também sujeira caso tenho alguma.

Deixe todos limpos para aplicar a graxa a base de lítio nas engrenagens e o óleo nos rolamentos.



Depois de lubrificado é só remontar o molinete, passar um pano com sabão neutro, e depois um seco para limpar a carcaça do molinete para retirar qualquer graxa o óleo que possa ter escorrido por ele.

Por último  é interessante passar silicone spray por fora do equipamento, este ajuda a repelir a água e forma uma película protetora.

2 comentários:

  1. BOM DIA!
    ALGUEM SABE ME INFORMAR COMO TIRAR A TAMPA DA FRICÇÃO TRASEIRA DO MOLINETE MARINE SPORTS PRISMA 2000 FD DE 5 ROLAMENTOS?
    ELE PEGOU ENCHENTE E ESTOU TENTANDO ABRIR PARA ENGRAXAR ELE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo geralmente basta ir soltando o drag, vai desrosqueando até soltar...

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...