26 de jan de 2009

Manutenção das Varas de Pesca




Como qualquer outro equipamento de pesca, as varas também devem ser bem cuidadas e conservados.

Como  preferência compre um tubo para transportes de varas, ou faça você mesmo um tubo com cano PVC.

Ajuda no transporte, sem o mesmo é muito comum, quebrar as varas prendendo ponteiras em portas etc.

Assim evitaremos transtornos na hora de ir pescar, gasto de dinheiro com reparos que poderiam ser evitados.

Quando transportar suas varas de pesca dentro de tubos, um bom conselho é que amarrem o feixe para que o conjunto de varas tenha a sua resistência somada e assim suporte melhor as eventuais batidas.

Também se for fazer seu próprio tubo não esqueça de colocar espumas na tampa do fundo e de cima, para dar mais segurança no transporte, faça isso também se no tubo comprado não houver espuma.




Outro detalhe importante, após cada pescaria, pegue sua vara e lave com sabão neutro deixando secar na sombra.

NÃO use sulupã, ácidos, esponjas de aço, qualquer produto abrasivo etc, nas suas varas,você vai acabar com elas.
É aconselhável lavar os passadores e a ponteira, com uma pequena escova, com água e sabão, e verificar se todos estão em bom estado,  muito cuidado com eles, são frágeis especialmente a choques mecânicos, bateu corre o risco de trincar, quebrar, cair o anel interno.

Em caso de oxidação dos passadores, use uma esponja de aço fina para retirar a mesma.

Caso a pintura do Blank estiver apagada, ou seja fosca, use um polidor automotivo líquido para realçar o brilho

Cuidado com o Blank da vara, para não ficar riscando, batendo, isso pode gerar micro trincas que na hora da briga com o peixe pode ocasionar a quebra da vara

Quando o cabo de cortiça ou EVA estiver liso e escorregadio (ocasionado pelo suor das mãos), use esponja de limpeza doméstica com água e sabão, ou ainda lixa d'água bem fina se a situação for impossível de se resolver com a bucha.

A mesma dica vale para os cabos de cortiça, que já apresentam uma cor escura, basta utilizar sabão neutro esfregando com uma esponja domestica de limpeza com o lado verde.
Se após a limpeza o cabo de EVA estiver ressecado, dificultando a pegada, utilize vaselina líquida até que fique macio e com a cor renovada.
Cuidado para não deixar o cabo enxarcado, é bem pouco com um pano cuidado.

Guarde sua vara de pesca em suportes que a mantenham na posição vertical, para que o blanck não adquira memória ou entorte se não tiver tiver suporte para acomodação das varas, guarde pelo menos nos tubos de transporte em pé, não deixe as varas encostadas na parede elas ficarão tortas.

Seguindo estas dicas nossas varas de pesca sempre nos trazer grande satisfação, e seguira em nossas pescarias por longos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...