25 de jan de 2009

Varas de Pesca


A vara de pesca , também conhecida como caniço, pode ser construída com diferentes materiais sendo normalmente utilizado o Carbono ou a Vibra de Vidro.

Esta matéria abordada tudo a respeito das especificações técnicas das varas de pesca, e visa auxiliar o pescador na escolha.

Normalmente os fabricantes de varas dividem seus modelos entre Spinning, Casting e Flyfishing em função do tipo de carretel a ser aplicado nas mesma, alem das varas lisas como as  telescópicas de carbono, fibra de vidro, ou mesmo as de bambu.

Spinning - Varas para utilização com molinetes.

Baitcasting - Vara para uso com carretilhas na pesca de lançamento com iscas artificiais.

Flyfishing - Vara específica para a modalidade, juntamente com outros equipamentos, incluindo o carretel e linha. As iscas do Flyfishing não possuem peso para serem arremessadas, sendo a linha que faz o trabalho de levar a "mosca" até o local desejado.

Tanto para molinete quanto para carretilha existem diversos modelos diferentes de acordo com a técnica de pesca a ser utilizada. a exemplo:

Surf Casting - Vara para pesca de praia, cuja principal característica é seu grande comprimento, que pode superar 4,50m e sua capacidade de arremesso bastante elevada.

Trolling - Especiais para pesca de corrico. São varas curtas, de grande resistência  utilizadas com carretilhas geralmente. Dependendo da categoria de pesca, como no caso da oceânica, possui roldanas no lugar de passadores.

A partir deste ponto, a matéria sera exclusivamente sobre as varas para carretilhas, molinetes e spincast, as varas de fly por seguirem um padrão diferente das demais não serão mais abordadas nesta matéria.

Existem diferenças entre as varas utilizadas com carretilhas e as utilizadas com molinetes. As imagens mostram ambas

Vara de Carretilha




Vara para carretilha -> Os passadores são menores, pois a linha sai reta causando menos atrito. A maioria possui gatilho.

Vara de Molinete




Vara para molinete -> Possuí passadores maiores, pois a linha sai em espiral causando maior atrito da linha com o passador. Não possuem gatilho.



Independente do modelo que usaremos, é interessante conhecer as partes que compõem uma vara



Blank – É o corpo da vara,varia de tamanho, formato e características tudo de acordo com a necessidade de pesca.

Reel Seat – É o local onde se fixa, a carretilha /molinete na vara

Grip – Conhecido como “cabo”. As vezes curto ou comprido dependendo da modalidade a ser usada.

Butt Cap – É a tampa do cabo. Peça muito importante. Além de ser um item no acabamento da vara 'e o Butt Cap que evita o choque direto do Blank com o chão, o que poderia causar trincas, também veda o cabo e o Blank para não acumular sujeiras.

Tip Top – A Ponteira da vara.

Guides – São os Passadores ou Guias da Mesma.

Hook Keeper – Prendedor de anzol/ iscas artificiais, item que algumas tem outras não. Embora seja de grande ajuda, não altera nada na vara ter ou não

Vamos agora abordar as características de cada vara, visto que cada uma é formulada e fabricada visando um determinado tipo de pesca, qual peixe sera pescado, para peixes pesados ou leves, peixes com boca dura ou com boca sensível entre outros aspectos.

Varas em Carbono x Varas em Fibra de Vidro

Varas em carbono(grafite), são mais leves do que as varas confeccionadas com fibra de vidro, o peso reduzido proporciona menor desgaste durante a pescaria especialmente na pesca com iscas artificiais, mesmo na pesca de espera é uma ótima opção utilizar varas de carbono, já que hoje em dia existem diversos modelos de ótima qualidade e com preços bem acessíveis .

Varas Inteiriças x Varas Segmentadas

A vantagem das varas segmentadas é a facilidade em transportar, a exemplo em muitas das minhas pescaria estou em mata fechada então necessito de equipamentos compactos, entretanto sempre que possível utilizo varas inteiriças, elas normalmente apresentam maior sensibilidade. Portanto a escolha deve ser de acordo com a necessidade.

Comprimento

É a medida do cabo à ponteira, geralmente o comprimento vem descrito em pés e polegadas.

Varas maiores proporcionam longos arremessos, entretanto ocorre uma diminuição na precisão, por outro lado as varas menores proporcionam arremessos mais curtos porém com maior precisão. Pescando na praia ou em grandes lagos normalmente necessitamos de longos arremessos então devemos utilizar varas maiores, porém na pesca embarcada podemos optar pelas menores visando uma maior precisão ao arremessar em galhadas.

Ressaltando que não é só o tamanho da vara que define a distância e precisão do arremesso, existem outros fatores como técnica, equilíbrio do equipamento entre outros.

Power (Potência)

Talvez a melhor forma de se explicar é a seguinte: Refere-se a quantidade de força necessária para curvar a vara, ou seja determina o tipo de pesca para que a vara foi projetada, uma vara de potência Heavy(pesada) é para peixes maiores se comparado a uma vara de potência Light.

 A espessura e o tipo de material do blank são fatores que determinam a potência.

Muitos pescadores confundem força com a ação. Estas são características diferentes e não devem ser misturadas.

A tabela a seguir passa uma média das classificações das varas, entretanto isso gera muita discussão entre pescadores, fabricantes, afinal estes valores podem ser alterados de acordo com o material da vara.

Classificação das varas

Categoria----------------Resistência da linha-----------Peso da isca
1-Ultra-Leve - UL ----------- 2lb - 8lb -----------------0,88g - 7,08g
2-Leve - L ------------------ 4lb - 10lb ---------------1,77g - 10,63g
3-Leve-Média - LM ----------- 6lb - 12lb ---------------3,54g - 14,17g
4-Média - M ----------------- 8lb - 14lb ---------------7,08g - 17,71g
5-Média-Pesada - MH --------- 10lb - 20lb ----------10,63g - 28,35g
6-Pesada - H ---------------- 20lb - 30lb --------------14,17g - 42,52g
7-Extra Pesada - XH --------- 40lb adiante ----------21,26g - xxxg


Action (Ação)



Consiste em onde, ou quanto a vara se curva.

 Existem varas, lentas,moderadas ou rápidas, varas rápidas tem menos flexibilidade do que varas lentas. Uma vara rápida tende a se curvar na ponta enquanto uma moderada se curva a partir do meio

A ação tem relação inversa com o taper (afunilamento) da vara. Um taper rápido proporciona uma ação mais lenta e um taper lento faz uma vara de ação mais rápida.

Para uma melhor exemplificação do que isto representa, imagine o movimento aplicado na vara no momento da fisgada do peixe, quando você dá a fisgada.Este movimento se transmite pela linha até o anzol e consequentemente ao peixe de forma rápida ou lenta, de acordo com o tipo de ação da vara.

Existem peixes que para sua fisgada precisam de uma vara de ação rápida, para garantir uma fisgada firme e forte para o anzol penetrar a sua mandíbula. porém alguns peixes possuem mandíbulas tão frágeis que precisam de varas de ação lenta para que na hora da fisgada, esta se transmita de forma suave evitando a ruptura da boca.

Para a pesca de carpas , que tem a boca sensível, é interessante se utiliza uma vara de ação lenta
Agora para dourados, com certeza uma de ação rápida se faz necessária.

O tipo de isca artificial ou a técnica de pesca a ser utilizada por exigir ações diferentes.

Casting (Lure Weight - Peso de Arremesso)

É o limite mínimo e máximo de peso indicado para arremesso, normalmente é expresso em onças (Oz), cada onça equivale a aproximadamente 28,35 gramas. Utilizar peso abaixo do recomendado comprometerá o arremesso, o mesmo para peso acima que além de comprometer o arremesso pode causar a ruptura da linha ou mesmo a quebra da vara.

Line (Linha - Libragem)

Indica a faixa de libragem das linhas adequadas para a vara, por exemplo 15lbs~20lbs. Linhas abaixo da libragem recomendada podem se romper durante o arremesso e linhas acima do recomendado em caso de um esforço muito grande a linha pode não se romper e a vara se quebrar.
Esta especificação causa muita dúvida, geralmente o pescador pensa que uma vara de 15lbs é para peixes deste peso, isto é um equívoco podemos tirar peixes acima disso, bastando trabalhar com o drag da carretilha ou molinete.

Usar linhas um pouco mais finas ou pouca coisa mais grossas não oferece grande problemas, mas cuidado com exageros.

Este assunto a medida que vai sendo explorado se prolonga cada vez mais, entretanto conhecer sobre as varas, é saber que técnicas e estratégia utilizar na sua pescaria, aumentando as chances de seu sucesso.

Mas para ajudar na escolha do equipamento, assista o vídeo abaixo que faz um apanhado geral.


11 comentários:

  1. Muito bom, deu uma baita de uma ajuda tenho muito material de pesca herdado do meu pai que nem sei a classificação...

    ResponderExcluir
  2. Cara, esse post foi muito bom. Só estou um pouco perdido ainda quanto a força da vara, ou seja, quanto ela aguenta. Mas aos poucos vou pegando as manhas.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  3. queria saber qual a linha mais fina que se pode usar no spincast, porque comprei um que ja veio com linha muito grossa, quero saber se posso colocar linha fina 0,19 mm.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já utilizei linhas 0.20mm sem problemas em Spincast normalmente pode utilizar sim sem grande problemas.

      Excluir
  4. Cara, valeu muito a sua informação, mas eu gostaria de saber qual a melhor vara para pescar corvina no fundo e embarcado. Obrigado

    regisxyz@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo geralmente se utiliza varas mais leves na casa das 17lbs visando a esportividade.

      Não existe muito um padrão pois isso varia de pescador para pescador, nesta modalidade.

      Alguns usam varas maiores, outras menores, algumas lentas outras mais rápidas.

      E também varas de tamanho não muito grande, visto que não é necessário basicamente arremessos, se for pescar apoitado.

      Excluir
  5. bom dia gostaria de uma dica de qual linha e anzol ou isca artificial posso usar e saber até quantos kg posso pegar com essa vara que eu ganhei do meu irmão ganhei uma vara molinete Maruri hobby 165 com molinete personal 3000 gear ratio5.2:1 posso pegar até quantos kg sem que danifique meu molinete moro a 80 kl do rio parana o famoso paranasão sera que posso pescar la sem problemas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcelo tudo bem?

      Sem as especificações técnicas da vara fica complicado inferir os limites e etc.

      O mesmo para o molinete pois ele pode retirar grandes peixes porém dependerá da habilidade do pescador em trabalhar com o drag e etc

      Excluir
  6. Olá Diego blz??? Kra por gentileza se for possível me da uma força eu agradeço, más é o seguinte, tem um colega meu que tem um material de pesca e fica me chamando para pescar, eu não tenho nada ainda,más ele pesca com uma vara de 3,90 se eu não me engano, e o molinete é um serena 3000, nesse sábado agora 09/03 fomos aqui em fortaleza ce para um espigao proximo ao aterro mais precisamente se vc colocar no google maps: avenida rui barbosa 21 Fortaleza Ce você verá esse espigão onde nós fomos lá para as pedras, já para mim ele me deu uma vara de 2,60 se eu não me engano e um molinete fd 3000, estávamos utilizando camarão como isca, mas te juro, passamos o dia todo e só quem pegava peixe era ele, posso até estar enganado más que um dos fatores que pode ter a ver além de vários outros seria o tamanho da vara que ele estava utilizando num é isso?? já tínhamos ido outras vezes para la mas com varas menores e dessa vez ele conseguiu pescar alguns peixes la menores como das outras vezes , mas dessa vez ele pegou um peixe galo de 1 quilo e pegou um polvo também, e eu só um bagre o dia todo de no máximo 10 centímetros. O que você me aconselharia pra que eu possa pescar umas coisas melhores, porque eu até tenho paciência mesmo passando o dia todo sem pegar bem dizer nada más na esperança de conseguir uma briga boa com algum peixe maior nesse local lá, com algumas pesquisas que fiz, estou com vontade de utilizar iscas artificiais, eu até já comprei essa e estou esperando chegar ISCA KV CRUEL meia água, essa linha: Linha Multifilamento Power Pro 30 Lbs - 300 Yds(274m) Verde, essa vara: VARA RAPALA CARIBBEAN SURF 390, esse molinete: MOLINETE YUME JAGUAR JG 5600 FDS e estou aguardando umas iscas artificiais que pedi de fora, por gentileza só se for possível me da alguma dica se esse material estaria bom ou não, e eu fico pensando será que da para lançar longe só com a isca artificial na linha? Até porque se botar chumbada não se vai conseguir fazer essas iscas de meia água funcionar direito né ou vai? Sou leigo nessa área, más é meu tranquilizante em um sábado ou domingo agora em diante, e se for possível você me dar uma força nisso fico grato por tudo, me corrija se escrevi algo erroneamente e + sucesso ainda pra você e todos a que o acompanham blzz ?? até +++++

    ResponderExcluir
  7. boa tarde
    tenho um molinete marine sports xt400 comprei pra pescar em beira de praia com uma vara grande
    porem queria usar ele pra pescar em lancha(no mar) gostaria de saber as especificacao ou modelo de alguma vara que seje bom no geral pra esse tipo de pesca com esse molinete que eh tamanho medio nao mt leve
    obrigado andre

    ResponderExcluir
  8. Valeu mesmo pelas dicas de escolha das varas e principalmente o vídeo como fazer a emenda e o tamanho do líder, foi bem explicado já estou fazendo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...